A formação da Antropologia é marcada pela valorização dos princípios ocidentais de civilização. A forma de organização das instituições e a capacidade de dominação sobre a natureza acaba por se tornar um princípio de julgamento dos demais povos. A literatura acabou por reafirmar estes valores ocidentais. Sobre a valorização do perfil ocidental sobre as demais civilizações na literatura, julgue as duas afirmações que seguem.
I- Na literatura produzida no século XX, Tarsan, personagem produzido por Edgar Rice Burroughs, em 1912. significa "pele branca". Tal personagem expressa de forma significativa a supremacia.Criado em meio aos macacos depois que seus pais foram mortos por nativos africanos, de origem inglesa, acaba tendo uma supremacia sobre os primatas, os demais animais e vinga a morte dos pais.
PORQUE
II- Na lenda de Tarzan é demonstrao a relação de harmonia do ocidente com a natureza. A maneira como o ocidental se adapta e incorpora o conhecimento dos povos nativos mantendo o respeito e valorizando os aspectos de identificação do ambiente onde vive. Antes de tudo, Tarzan é a expressão de como é possível a convivência entre o ocidente e as demais civilizações.
Acerca dessas asserções, considere a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
A I é verdadeira e a II é falsa.
Explicação:
As duas respostas são contraditórias. A primeira, apesar de um erro de grafia, sim, expressa o ponto de vista da supremacia branca, da superioridade dos nobres ingleses sobre a natureza e outros povos.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás