A Libras é a língua visual/gestual utilizada pela comunidade surda do Brasil. O surdo não aprende sozinho a Libras, ele precisa conviver com um surdo adulto que conheça e se comunique por meio desta língua para que possa adquirir língua e linguagem. Com base no estudo da unidade I do livro, sabe-se que a Libras é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com a comunidade surda. Sobre esse assunto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta, que define como a Libras deve ser considerada na perspectiva didático-pedagógica: Alternativas Alternativa 1: a segunda língua do surdo, pois deve aprender a língua Portuguesa como primeira língua. Alternativa 2: a única língua do surdo, pois a língua Portuguesa não é necessária para sua comunicação. Alternativa 3: a segunda língua do surdo, já que vive no Brasil, onde a língua Portuguesa é sua língua pátria. Alternativa 4: a terceira língua do surdo, já que necessita ter fluência na língua oral, escrita e por fim na Libras. Alternativa 5: a primeira língua do surdo, e depois deve aprender o Português, de preferência na modalidade escrita.
Respostas
A educação bilíngue para surdos em ambiente nacional, passa por diversas lutas para a inclusão do sistema junto a grade curricular dos alunos. A alternativa correta está na número 5.
Deste modo, no Brasil não existe uma regulamentação que defina exatamente o que é uma escola bilíngue e por isso, atualmente somente as escolas para surdos, as escolas de fronteiras e as escolas indígenas são consideradas bilíngues, havendo uma grande lacuna a ser preenchida.
Sendo a partir do atendimento educacional especializado que os alunos com deficiências e até mesmo algum trauma, podem estudar sob um caráter inclusivo e direcionado para seus déficit's.
Resposta:
resposta correta
R - (5) a primeira língua do surdo, e depois deve aprender o Português, de preferência na modalidade escrita.
Explicação: