Respostas
A origem da palavra capoeira, da língua tupi, usada para designar a vegetação que nasce após a derrubada de uma floresta. Existem indícios de que a capoeira seja criação indígena e não dos escravos. Historiadores, missionários e outros autores afirmam terem visto os índios jogando capoeira. Apenas para constar, a palavra "capoeira" (CAÁPUÉRA ) é um vocábulo Tupi-guarani, e significa "mato ralo" ou "mato que foi cortado". No Brasil-Colônia este nome foi também dado ao “Jogo de Angola” que aparecia nas fazendas e cidades desde que aqui foram trazidos escravizados os primeiros grupos de negros de origem banto ².
A origem da capoeira – se africana ou brasileira – é motivo de discussão até os dias de hoje. Mesmo as figuras mais representativas – como mestre Bimba e mestre Pastinha – divergiam a esse respeito.
De acordo com a Unesco, a capoeira é símbolo da resistência negra no período da escravidão, e seu reconhecimento reforça a relevância de uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira e valoriza a influência da herança africana na nossa cultura.
Explicação:
Historia da capoeira:Origem. Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco. A partir do século XVI, Portugal começou a enviar escravos para o Brasil, provenientes primariamente da África Ocidental.
A capoeira, considerada hoje como uma das principais manifestações da arte e da cultura afrobrasileiras, em sua origem, era utilizada como forma de defesa na fuga do cativeiro por negros escravizado ''a capoeira é a luta de libertação do negro''
Bons estudos!