A evolução do ambiente de negócios e também das empresas é marcada por fatos combinados entre tecnologia, mudanças sociais e regulação do ambiente. Todas essas condições possibilitaram um entendimento de como as empresas surgiram e o que ocorreu ou vem ocorrendo para aperfeiçoar formas de gestão. Especificamente para o desenvolvimento da governança corporativa, os princípios da boa governança foram difundidos em escala global, sugeridos através de normas reguladoras aplicadas por empresas.
Fonte: LANZINI, L. E. Governança Corporativa e Compliance. Curitiba: Uninter, 2019.
De acordo com o autor, tal evolução se deu através de marcos históricos da governança corporativa. Tendo em vista tais marcos, avalie as alternativas a seguir.
I. Robert Monks percebeu a existência de divergências entre os interesses dos acionistas e dos gerentes responsáveis pela condução dos negócios das companhias.
II. A Lei Sarbanes-Oxley surge da necessidade de se evitar os problemas de agência ocorridos no mercado imobiliário norte-americano que resultaram na crise de 2007-2008.
III. Dentre outras coisas, o Relatório Cadbury estabeleceu parâmetros para a responsabilização de gestores responsáveis pelos relatórios financeiros das companhias.
IV. Os princípios de governança corporativa estabelecidos pela OCDE são comumente denominados como triple bottom line, ou o tripé da sustentabilidade, no qual as companhias deveriam adotar ações para o sucesso econômico, equidade social e sustentabilidade ambiental.
É correto o que se afirma em.
A
I, apenas.
B
III, apenas.
C
III, apenas.
D
I e III, apenas.
E
II e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
I e III Apenas
Explicação:
Você acertou! (APOL 100%)
As alternativas corretas são a I e a III: de fato, Robert Monks percebeu a existência de divergências entre os interesses dos acionistas e dos gerentes responsáveis pela condução dos negócios das companhias, o que viria a ser conhecido como problema ou conflito de agência. Dentre outras coisas, o Relatório Cadbury estabeleceu parâmetros para a responsabilização de gestores responsáveis pelos relatórios financeiros das companhias.
As alternativas II e IV são incorretas: a Lei Sarbanes-Oxley surge da necessidade de se combater fraudes contábeis a partir do caso da Enron Corporation do início dos anos 2000. Os princípios de governança corporativa estabelecidos pela OCDE estão relacionados à governança corporativa e não ao tripé da sustentabilidade.