Do Contra Hiromashi é o personagem da turma da Mônica criado pelo escritor Mauricio de Souza que ganhou destaque nos quadrinhos por ter a postura de questionar tudo e todos de forma sarcástica. Do Contra contraria as normas e as explicações que lhe são dadas, sempre buscando novas formas de fazer as coisas. Por ser persistente em suas contrariedades, os adultos dos quadrinhos e seus colegas, por vezes, se irritam com seus comportamentos. Lidar com a diferença nunca é muito fácil, pois requer dos sujeitos empatia e compreensão. Diferentemente de casos de pessoas com Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), Do Contra sabe avaliar as implicações de seus comportamentos de modo a verificar se está disposto a aceitar as consequências ou não. Esta é uma condição muito importante para diferenciar uma criança opositora por curiosidade e desprendimento de uma criança opositora por transtorno de comportamento.
Considerando a problematização, analise as afirmativas a seguir.
I. Crianças com comportamentos incivilizados apresentam Transtorno de Conduta, por isso é tão difícil estabelecer limites.
II. O manejo com crianças com Transtorno de Conduta deve ser flexível, sem a necessidade de estabelecer regras e rotinas.
III. Crianças com TOD sofrem por conta de suas ações, pois apresentam dificuldades de socialização e, por vezes, até de aprendizagem.
IV. Em momentos de crise o confronto direto pode ocasionar intensificação do comportamento, portanto, é indicado estabelecer o diálogo e acolher a criança.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
I, II e IV.
Alternativa 4:
I, III e IV.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I,III E IV
Explicação:
FALSA II. O manejo com crianças com Transtorno de Conduta deve ser flexível, sem a necessidade de estabelecer regras e rotinas.
Crianças com TOD precisam de limites e rotina, para desenvolver controle
(Alternativa 4) TOD, ou Transtorno de oposição desafiante ou Transtorno opositivo desafiador é uma condição marcada por comportamentos negativos em relação principalmente às figuras de autoridade da criança.
A presença de rotina regrada, com flexibilidade limitada ajudará a manter controle e inspirar a criança com TOD. Evitar ou introduzir novos hábitos com calma e paciência é a forma ideal de lidar com TOD.
O tratamento do transtorno exige participação ativa dos familiares e responsáveis do indivíduo. Por ser caracterizado por comportamentos reativos e agressivos, estar presente em um lar com comunicação não violenta, diálogos calmos e frequentes lhe causará menos estresse e consequentemente uma sensação maior de acolhimento.
Para saber mais sobre transtorno de conduta, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5226453