Implantação do Programa de Notificação de Reações Adversas a Medicamentos (RAM) Você é @ Farmacêutic@ responsável pela Farmácia do “Hospital Regional da Saúde” e também responde pela Comissão de Farmacovigilância do referido hospital. Durante a última reunião foi apresentada em pauta o auto de Atuação que o Hospital recebeu da Vigilância Sanitária por conta de não ter notificado uma Reação Adversa de Medicamento que gerou consequência à saúde de 15 pacientes internados no último trimestre. Diante do fato, o hospital assinou um termo de ajustamento e deverá apresentar, no prazo de 30 dias, um plano de intervenção para o problema detectado. Dessa forma, você foi nomeado como responsável por essa ação de intervenção, e deverá apresentar um protocolo de notificação de Reação Adversa de Medicamentos (RAM) junto ao sistema informatizado disponível no portal da Agência Nacional de Vigilância
Alguém pode me ajudar ??
Respostas
Resposta:
ESOE
Explicação:
A principal ferramenta da farmacovigilância é a notificação espontânea por parte dos profissionais de saúde, de toda SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA CAUSADA POR MEDICAMENTO ou mesmo de outros problemas relacionados a medicamentos como desvios de qualidade, perda de eficácia, abuso, intoxicação, uso indevido ou mesmo erros de administração.
O conjunto de notificações recebidas vai permitir a:
a identificação precoce de reações adversas desconhecidas até o momento;
a identificação do aumento de freqüência das reações adversas conhecidas;
a identificação de fatores de risco e possíveis mecanismos subjacentes às reações adversas;
a avaliação e comunicação dos riscos e benefícios dos medicamentos no mercado, e
a disseminação de informações necessárias ao aprimoramento da prescrição e regulação dos medicamentos, promovendo o uso racional e seguro destes produtos.