Respostas
Considera-se como preconceito racial uma disposição (ou atitude) desfavorável, culturalmente condicionada, em relação aos membros de uma população, aos quais se têm como estigmatizados, seja devido à aparência, seja devido a toda ou parte da ascendência étnica que se lhes atribui ou reconhece.
Resposta:
Trata-se de uma predisposição mental para pensar, sentir e agir, em relação a determinado tema, o que decorre de experiências pessoais, principalmente por imitação de conceitos dos pais, professores e amigos que já têm essa visão cristalizada. Portanto, o preconceito deve ser compreendido buscando-se a origem e a forma de divulgação das idéias nos grupos e na comunidade, além do modo pelo qual cada indivíduo as integra em sua própria personalidade. Modelos de comportamento, conceitos do que é certo ou errado vão sendo impostos, e vai ocorrendo um deslocamento entre a realidade e a imagem construída, gerando intolerância, injustiça, discriminação e até violência, como barreira ao progresso da Humanidade
Explicação:
Por preconceito entende-se "o conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; julgamento ou opinião formada sem levar em conta os fatos que o contestam". Trata-se de um prejulgamento (em francês, préjugé), isto é, algo já previamente julgado.
É interessante notar o caráter de inflexibilidade que está embutido no termo: o indivíduo preconceituoso é aquele que se fecha em uma determinada opinião, deixando de aceitar o outro lado dos fatos.
É precisamente por isso que ninguém assume ser preconceituoso. Freqüentemente ouvimos as pessoas dizerem: "Eu não tenho preconceito, mas não gosto de negros". Temos aí uma evidente contradição: ninguém quer ser tachado de preconceituoso, pois essa palavra é pejorativa, mas a segunda parte dessa frase revela que o negro já foi julgado e condenado sem apelação!