O processo de mediação, por meio de instrumentos e signos, é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, distinguindo o homem dos outros animais. A mediação é um processo essencial para tornar possível as atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo (p.33).
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.
Diante disso, qual das afirmativas abaixo corresponde com o pensamento de Vygotsky sobre a mediação?
Alternativas
Alternativa 1:
O processo de mediação é composto por doze características que são reconhecidas internacionalmente.
Alternativa 2:
O mediador tem que ter intencionalidade, ou seja, ultrapassar os objetivos propostos, investigando metodologias que possibilitem a aprendizagem do sujeito.
Alternativa 3:
No processo de mediação deve-se ter objetivos claros, para demarcar o percurso a ser desenvolvido, verificando as estratégias essenciais para o trabalho, sendo flexível na sua utilização.
Alternativa 4:
Na medição é essencial que esteja atento ao nível de complexidade da tarefa proposta, para que o sujeito se sinta motivado em completá-la, mesmo que tenha vivido experiências de fracasso anteriores.
Alternativa 5:
Com a identificação do conhecimento que o sujeito já possui, ou seja, a sua zona de desenvolvimento real, o mediador trabalhará na zona de desenvolvimento proximal, com o intuito de promover novas aprendizagens e potencializar seu desenvolvimento
Respostas
Resposta:
Alternativa 5 - Com a identificação do conhecimento que o sujeito já possui, ou seja, a sua zona de desenvolvimento real, o mediador trabalhará na zona de desenvolvimento proximal, com o intuito de promover novas aprendizagens e potencializar seu desenvolvimento
Explicação:
Pág. 58
Dentro da perspectiva de Vygotsky, nota-se que a zona de desenvolvimento proximal é o alvo das mediações desenvolvidas pelos educadores no contexto pedagógico atual, como uma forma de potencializar o aprendizado dos alunos (Alternativa 5).
Papel da Mediação na Educação Contemporânea
Atualmente, cada vez mais os educadores buscam se tornar mediadores, como uma forma de estimular a proatividade dos estudantes no cenário pedagógico. Para isso, focam na zona de desenvolvimento proximal, que se traduz na capacidade de conhecimento que o aluno pode chegar com o auxílio devido.
Mais sobre mediação na educação contemporânea: brainly.com.br/tarefa/18486370