Atualmente, há vários modelos de relatórios de sustentabilidade sendo utilizados. Entre os mais conhecidos, no Brasil, está o Relato Integrado (RI), regulamentado pela NBC CTG 09, norma editada pelo Conselho Federal de Contabilidade em 2020. A NBC descreve a visão de longo prazo de um mundo em que o pensamento integrado está enraizado nas principais práticas de negócios dos setores público e privado e é facilitado pelo RI como padrão para relatórios corporativos.
No passado, as demonstrações contábeis e as informações corporativas não conversavam entre si, mas isso vem mudando em decorrência da demanda dos mercados. As iniciativas ambientais, sociais e de governança são cada vez mais importantes para empresas que têm visão de futuro. O planeta agradece, e as gerações futuras também.
Por Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade
Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2021.
A respeito do Relato Integrado podemos afirmar que:
I – Muito mais do que evidenciar o aconteceu com a empresa no passado, ele procura evidenciar o processo de criação de valor pela empresa no curto, médio e longo prazo.
II – Visa demonstrar os impactos causados pela empresa à sociedade e ao meio ambiente, e não somente evidenciar os seus resultados econômicos e financeiros.
III – O pensamento integrado se refere a ideia de que todas as áreas da empresa são igualmente importantes para o seu sucesso.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Página 74 do livro
Resposta:
I, II, III
Explicação:
A Contabilidade, desde 1970 e sobretudo atualmente num mundo cada vez mais integrado pela globalização, é fundamental para o progresso econômico, trata-se de um conjunto de ações planejadas para o desenvolvimento de um projeto cujo objeto de trabalho consiste na contabilização dos benefícios e prejuízos que o desenvolvimento de um produto ou serviço pode trazer ao meio ambiente. Conforme o entendimento de BARBIERI (1997, P.199):
"O crescimento da consciência ambiental, ao modificar os padrões de consumo, constitui uma das mais importantes armas em defesa do meio ambiente. Quando a empresa busca capturar oportunidades através do crescente contingente de consumidores responsáveis, através de ações legítimas e verdadeiras, essas ações tendem a reforçar ainda mais a consciência ambiental, criando um círculo virtuoso, na qual a atuação mercadológica, marketing verde, como querem alguns, torna-se um instrumento de educação ambiental". BARBIERI (1997, P.199).
Desta forma a Contabilidade ajuda a manter a confiança da sociedade nos mercados e nos negócios, sobretudo na divulgação de informações corporativas, na qual estão expressas, de forma integrada, as dimensões econômicas, sociais e ambientais.