Respostas
→ Principais características das bandeiras:
As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.
→ Participantes das bandeiras:
Ao contrário das entradas, que foram organizadas e financiadas pela Coroa portuguesa, as bandeiras foram expedições particulares. Alguns participantes destacaram-se nessas expedições, como, Bartolomeu Bueno da Silva e Borba Gato.
→ Tipos de bandeiras:
- Bandeiras de apresamento: adentraram no sertão para aprisionarem índios e levarem-nos para São Paulo para trabalharem como escravos.
- Bandeiras de prospecção: buscaram encontrar e explorar metais preciosos.
- Bandeiras de contrato: perseguiram aos escravos fugidos e destruíram seus quilombos.
→ Exemplos de bandeiras:
As bandeiras organizadas por Bartolomeu Bueno da Silva tornaram-se famosas porque descobriam ouro em regiões mais distantes das de Minas, em Goiás e Mato Grosso. Essas expedições foram responsáveis também pela descoberta de rios até então desconhecidos pelos colonos, como o rio Araguaia, que, tempos depois, destacou-se pelo transporte de mercadorias e de pessoas.
RESUMO SOBRE A ENTRADA DAS BANDEIRAS:
- As entradas e bandeiras foram expedições que colaboraram na ocupação e exploração do interior do Brasil.
- As expedições bandeirantes foram responsáveis pela descoberta de metais preciosos na região de Minas.
- Três tipos de bandeiras: de prospecção, de aprisionamento e de contrato.