• Matéria: Biologia
  • Autor: Anonima56339
  • Perguntado 3 anos atrás

AJUDEM PFVR,DOU COMO MELHOR RESPOSTA
Leia o trecho do texto a seguir.

Ao combinar diferentes linhagens de células tumorais geneticamente modificadas, cientistas de Campinas (SP) conseguiram resultados promissores no tratamento de tumores em camundongos. O objetivo da pesquisa, apoiada pela FAPESP, é desenvolver uma vacina capaz de estimular o sistema imune a combater o câncer. (...)

As modificações genéticas foram feitas com auxílio de vírus recombinantes, que infectam as células tumorais e levam para seu interior o gene que codifica o imunomodulador. Depois de estabelecidas, as linhagens modificadas foram expostas à radiação.

“Quando irradiamos as células tumorais modificadas elas perdem a capacidade de gerar tumor, mas ainda servem para estimular o sistema imune”, explicou.

A ideia, com o tratamento, é fazer com que os linfócitos T – células de defesa que coordenam a resposta antitumoral – passem a enxergar as células cancerosas como inimigos a serem combatidos.

(...) dados da literatura científica indicam que portadores de câncer costumam apresentar concentrações elevadas de um tipo de linfócito conhecido como célula T regulatória (Treg), cujo papel é inibir a proliferação de outros tipos de linfócitos que poderiam atacar as células tumorais. (...)

TOLEDO, K. Nova estratégia para vacina contra o câncer é testada com sucesso. Agência Fapesp. Disponível em:
http://agencia.fapesp.br/nova-estrategia-para-vacina-contra-o-cancer-e-testada-com-sucesso/27452/. Acesso em: 27 out. 2020.

O texto traz uma nova abordagem no combate ao câncer: a criação de vacinas terapêuticas que impedem a proliferação de tumores e que podem causar sua remissão.


A)Identifique o tipo de linfócito que irá realizar o combate ao tumor.


B)Compare os mecanismos de ação das vacinas tradicionais e da vacina contra o câncer.

C)Formule uma hipótese da razão pela qual essa estratégia de combate ao câncer pode ser vantajosa em relação a outras técnicas, como quimioterapia e radioterapia.


D)A partir de pesquisas em diferentes fontes de informação, verifique se a sua hipótese foi corroborada ou refutada.

Respostas

respondido por: bruoliveiradias
1
A) O tipo de linfócito que irá realizar o combate ao tumor é o linfócito T.
B) As vacinas tradicionais são substâncias feitas a partir de bactérias ou vírus causadores de doenças, e têm como principal função estimular o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos para combater determinado antígeno e, dessa forma, manter o nosso corpo livre de doenças infecciosas. Dizemos que as vacinas são uma forma de imunização ativa, já que é o nosso próprio organismo que produz os anticorpos para sua defesa.
Já a vacina contra o câncer faz uso de modificação genéticas que foram feitas com o auxílio de vírus recombinantes, que infectam as células tumorais e levam para seu interior o gene que codifica o imunomodulador. Depois de estabelecidas, as linhagens modificadas foram expostas à radiação, perdendo assim sua capacidade de gerar tumor e ainda estimulam o sistema imune a combate-las através das células de defesa (Linfócito T).
C) Pode ser mais vantajosa pelo fato de ser menos agressiva, utiliza-se mais o mecanismo do próprio corpo para defende-la ao contrário da quimioterapia que faz uso de diversas substâncias nocivas ao nosso corpo que traz enormes sintomas indesejados e a radioterapia que consistem em nosso corpo absorver radiação e novamente, trazendo enormes sintomas indesejados. Fora que estes não são métodos 100% assertivos, a vacina promete ser um pouco mais do que eles.
D) “são vantajosos devido às suas semelhanças com a membrana celular, facilitando assim uma melhor absorção da vacina na área-alvo.”
“Além disso, foi demonstrado que as vacinas de base inorgânica suportam o agravamento dos componentes bioquímicos do sistema imunológico, o que aumenta o efeito anticâncer.”
“Ainda mais perto estão os veículos de entrega bioinspirados, que imitam as células do próprio corpo ou invasores como bactérias e vírus para conseguir a entrega segura e específica da vacina contra o câncer. Além disso, esses veículos têm a capacidade de atuar como adjuvantes e podem aumentar a ativação imunológica.”
Resumindo, são menos nocivas que os tratamentos tradicionais. Ou seja, minha hipótese vou corroborada.
Perguntas similares