Em 1957, o Tratado de Roma instituiu o Mercado Comum Europeu (MCE). Em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht (na cidade holandesa de mesmo nome), em substituição ao Tratado de Roma.
A partir de então, o bloco passou a se chamar União Europeia (EU). Em que contextos geopolíticos ocorreram as assinaturas dos tratados de Roma e de Maastricht?
Respostas
Resposta:
O Tratado de Roma surgiu após a segunda guerra mundial, a Europa devastada politicamente e economicamente. A Europa se via refém das grandes potências, Estados Unidos e União Soviética, com isso a Europa começou a se movimentar para criarem alianças entre si. O primeiro Tratado é assinado, em 1951, quando surgiu a CECA – comunidade Europeia de carvão e aço. A CECA faria a integração das indústrias do carvão e do aço entre os países da Europa Ocidental. Visando expandir para algo mais concreto e elaborado. Logo em 1957 surgia o Tratado de Roma. Com ele surgiu uma união económica, pois aspirava uma política comum para os produtos agrícolas, para os transportes e para todos os setores económicos importantes, regras comuns quanto à concorrência, com a coordenação da política económica dos estados membros. O Tratado de Maastricht 1992, surge como um complemento do Tratado de Roma, antes de Maastricht, tivemos o ato único europeu,1986. Maastricht ou Tratado da União Europeia, representa um avanço nas áreas da cidadania europeia, segurança e políticas externas comuns entre os países membros. É o surgimento oficial do bloco econômico.
Explicação: