Sobre o trabalho na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
I – A mão de obra escrava era a base da economia grega, e o critério adotado para determinar quem seria escravizado era o racial. Os escravos eram provenientes da África (negros) ou da Ásia (amarelos).
II – O uso de pessoas escravizadas em Atenas tinha certa importância social, na medida em que concedia mais tempo para que os homens livres pudessem participar das assembleias, dos debates políticos, filosofar e produzir obras de arte.
III – Em Esparta, cidade voltada para as guerras, a maior população de trabalhadores era formada pelos hilotas, que estavam vinculados ao Estado e trabalhavam nas terras das elites espartanas, formadas por um pequeno grupo que se dedicava à política e à guerra.
Das proposições acima:
A
apenas I está correta.
B
apenas II está correta.
C
apenas I e II estão corretas.
D
apenas II e III estão corretas.
E
I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra D.
Explicação:
I. Falso. Os escravos utilizados na Grécia Antiga não eram da África, e sim de outras cidade-estado e regiões com os quais os gregos guerreavam e eventualmente venciam.
II. Verdadeiro. Atenas possuía escravidão, que possuía importância para que o trabalho pesado fosse realizado e os aristocratas tivessem tempo livre para a política e o ócio.
III. Verdadeiro. Na cidade-estado de Esparta os escravos eram de propriedade dos esparciatas, a elite daquela cidade-estado.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás