“Qual o Papel da Mídia , para ajudar a eliminar a Invisibilidade social"
Tema : Reflexo na população da Invisibilidade Social
Respostas
Um homem de múltiplas faces
Na minha cidade, todos conhecem Sr Enola. Tem este nome por causa do dia de seu nascimento, 06 de agosto.
Seu Nola como o conhecemos, benquisto e prestativo. Era ele o pintor, encanador, pedreiro e jardineiro da nossa comunidade. E o fazia com a maestria de quem dominava e muito o assunto. A casa que morávamos bem como as demais casas da quadra e de toda a vizinhança. Todas tem o seu toque. Seu Nola, engenheiro da vida e arquiteto das palavras, um sábio.
Com seus 77 anos, já poderia estar aposentado há muito tempo. Porém poucos sabiam que ele não tinha registro de nascimento.
Tudo começou em sua infância, todos estudavam, Enola não. Mal e porcamente sabe ler.
Além do impedimento de estudar, também não pode dar seu sobrenome aos seus próprios filhos. Ninguém que conheço recorda de tê-lo visto doente, talvez na impossibilidade de ser atendido no serviço público de saúde era impelido de adoecer.
Um homem gentil com o tempo, a recíproca não foi a mesma.
Hoje velho e carcomido, os reflexos dos dias escaldantes, ventosos, frios e chuvosos não são nada gentis e cobram o seu preço.
Em uma pequena rádio local, Enola descobriu que tinha seu direito de registro civil, que bastava ir à Procuradoria da Defensoria Pública, contar sua história que o pessoal se encarregaria de fazer todo o levantamento necessário.
Faz dois anos e hoje Enola é um cidadão, tem até CPF e Título de Eleitor.
Passou de mero expectador a protagonista de si mesmo.
Partindo da premissa que temos direitos inalienáveis, tais como vida, liberdade e busca da felicidade.
Para tal devemos simplesmente existir, como pessoa e como cidadão. O primeiro passo deste processo se dá através da certidão de nascimento, este documento é o nosso passaporte para ter assegurado nossos direitos.
Sem ele, nos é negado a garantia de acesso à cidadania.
Negado a saúde, educação, votar, ter acesso a programas sociais do governo, pois você não terá CPF, não poderá trabalhar nem recolher FGTS e não terá direito a aposentadoria, nem ter seu nome anotado na certidão de nascimento de seus filhos, afinal você não existe.
Para enfrentamento de tamanho problema, temos uma poderosa arma, a televisão, sim a TV que com suas programações entram em nossas casas o dia inteiro, todos os dias.
Se uma pequena rádio local fora transformador na vida de Seu Nola. Imagine o que uma grande rede de TV poderá fazer para toda a comunidade de desvalidos.
A mídia poderá ter um papel revolucionário e transformador. Através de um trabalho de utilidade pública, midiático, com debates, informes, comerciais...
Formando opiniões através da informação e difusão desta realidade.
Teremos em pouco tempo uma expressiva visibilidade a todos os Enolas.
Seu Nola, invisível sim, Mas com história!
Saiba mais em:
Resposta de meu amigo, Aleske
Invisibilidade e registro civil
brainly.com.br/tarefa/50389678
https://brainly.com.br/tarefa/50472555?utm_source=android&utm_medium=share&utm_campaign=question
https://brainly.com.br/tarefa/50891879?utm_source=android&utm_medium=share&utm_campaign=question