Respostas
Resposta:
Experimento de Pasteur
Em 1860, a Academia Francesa de Ciências ofereceu um prêmio em dinheiro para quem conseguisse realizar um experimento definitivo sobre abiogênese e biogênese. Então, o pesquisador francês Louis Pasteur criou um experimento similar aos demais, mas utilizou frascos com gargalos em forma de pescoço de cisne, já que esse tipo de garrafa permitia a entrada de ar e impedia a entrada de poeira.
Com o experimento de Pasteur, viu-se que a substância em contato direto com o ar não permitia o surgimento de microrganismos em nenhum dos frascos do experimento. Contudo, ao quebrar o gargalo de alguns dos frascos, percebeu-se que os caldos foram tomados por microrganismos em poucos dias.
Assim, o experimento de Pasteur mostrou à comunidade científica que os microrganismos em caldos nutritivos não surgem por geração espontânea, como afirmou Needham, mas através da contaminação pelo ambiente externo. A partir dessa experiência a teoria da abiogênese perdeu a credibilidade, dando origem à teoria da biogênese.
Explicação: