• Matéria: Física
  • Autor: sadsongsws2053
  • Perguntado 3 anos atrás

À respeito da observação experimental feita por Oersted em 1820, é correto afirmar que:
a) Não existe nenhuma relação entre cargas elétricas em movimento e campos magnéticos.
b) Oersted observou que o campo magnético criado pela agulha imantada da bússola, fazia surgir uma corrente elétrica no fio condutor.
c) Oested observou que a passagem de corrente elétrica no fio, fazia a agulha imantada da bússola se orientar de formas diferentes a depender do sentido da corrente aplicada.
d) Oested observou que a passagem de corrente elétrica no fio, fazia a agulha imantada da bússola se orientar da mesma forma independente do sentido da corrente aplicada

Respostas

respondido por: silvadirlane9
1

Resposta:

letra C

Explicação:

o dinamarquês Hans Christian Oersted percebeu que a agulha imantada de uma bússola sofria deflexões quando estava próxima a um fio condutor por onde passava uma corrente elétrica. Oersted reparou que a agulha da bússola apontava normalmente para o norte geográfico quando o circuito estava desligado, porém, era defletida quando a corrente elétrica fluía pelo fio.

A única possibilidade para a mudança de direção da agulha da bússola era a presença de um campo magnético diferente daquele provocado pela Terra. A conclusão de Oersted foi que cargas elétricas em movimento eram capazes de criar campo magnético. Um fio que conduz corrente elétrica atua como um ímã

(A agulha de uma bússola alinha-se ao campo magnético terrestre e só sofre deflexões perceptíveis caso seja submetida a outro campo magnético.)

Bom, espero ter ajudado

Perguntas similares