O estímulo cardíaco é de natureza elétrica, com origem no nódulo sinoatrial, em células especializadas chamadas de células marcapasso. Esse estímulo é resultado de um fluxo iônico que gera eventos de despolarização e polarização contínuas, os quais, por sua vez, criam o potencial de ação necessário para a contração das células cardíacas. Nesse sentido, a respeito de nossos estudos sobre o potencial cardíaco, analise as afirmativas a seguir.
I. Na fase 0, há entrada de íons de potássio, sendo que o potencial se torna negativo.
II. Na fase 1, ocorre repolarização, com efluxo de potássio.
III. A fase 2 é a fase de platô devido à ação dos canais lentos de cálcio.
IV. A fase 3 inclui a entrada de íons de sódio, mantendo o potencial negativo.
V. Na fase 4, de repouso, há um equilíbrio iônio entre sódio e potássio.
Está correto o que se afirma em:
II, IV e V.
III, IV e V.
I, II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa D. Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
Explicação:
O potencial de ação cardíaco ocorre quando há uma alteração de voltagem, ou seja, do potencial de membrana, ao longo da membrana das células cardíacas. Pode ser dividido em cinco fases, são estas:
Fase 0: etapa de despolarização da célula cardíaca. Íons Na+ se movem para dentro da célula deixando o interior mais positivo. Portanto, a afirmativa I está incorreta.
Fase 1: repolarização parcial rápida. Íons K+ se movem para fora da célula o que diminui o potencial para 0mV. Assim, a afirmativa II está correta.
Fase 2: etapa de plateau, ou seja, o potencial de mantêm 0mV devido a entrada de íons Ca+ e saída de íons K+. Assim, a afirmativa III está correta.
Fase 3: etapa de repolarização. O potencial elétrico se torna cada vez mais negativo devido ao efluxo de íons K+ e entrada de íons Na+. Portanto, a afirmativa IV está correta.
Fase 4: etapa de repouso. Ocorre influxo lento de Na+. Assim, a afirmativa V está incorreta.