A divisão do Brasil em Complexos Regionais (1967) reflete as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico. Analise as afirmações a seguir, que visam caracterizar essas regiões:
I. O complexo Nordeste apresenta um contraste entre o polígono das secas – área com problemas socioeconômicos – e o litoral, com economia mais dinâmica.
II. A região mais povoada, urbanizada e industrializada do país é o complexo Centro-Sul.
III. O complexo Amazônia destaca-se pela presença da Floresta Amazônica, que abriga enorme biodiversidade.
Estão corretas as afirmativas:
A) I, II e III.
B) I, II e III.
C) I e III, apenas.
D) I e II, apenas.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação: A região Nordeste tem seca e tem problemas socioeconômicos
E a Amazônia tem vários biomas como : Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.
Resposta:
GABARITO DA QUESTÃO D
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO
Todas as afirmações feitas apresentam características corretas sobre os três complexos regionais brasileiros.
DISTRATORES
As alternativas A, B e C estão incorretas pois deixam de incluir um dos itens, sendo que todos estão corretos. Afinal, o Complexo Nordeste é marcado pela diferença entre a zona de clima semiárido (polígono das secas) e o litoral de clima tropical úmido, onde há maior diversidade na economia (indústrias, turismo, agricultura). O Centro-Sul abriga os estados mais industrializados e urbanizados do país, sendo também a região mais povoada e com as maiores aglomerações urbanas do Brasil. Já a região Amazônica recebe o nome da floresta equatorial que marca sua paisagem.
HABILIDADES
Habilidades avaliadas:
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, gênero e idade nas regiões brasileiras.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
Explicação: