1) (FGV - 2020) Com efeito, coexistindo duas regiões dentro de uma mesma economia - integradas pelo mesmo sistema monetário - o salário de subsistência da população tende a ser relativamente mais elevado ali onde é mais baixa a produtividade do homem ocupado na produção de alimentos. A coexistência das duas regiões numa mesma economia tem consequências
Respostas
Questão: Com efeito, coexistindo duas regiões dentro de uma mesma economia – integradas pelo mesmo sistema monetário – o salário de subsistência da população tende a ser relativamente mais elevado ali onde é mais baixa a produtividade do homem ocupado na produção de alimentos. A coexistência das duas regiões numa mesma economia tem consequências práticas de grande importância. Assim, o fluxo de mão de obra da região de mais baixa produtividade para a de mais alta tenderá a pressionar sobre o nível de salários desta última, impedindo que os mesmos acompanhem a elevação da produtividade.
O fragmento de texto em questão discorre acerca de uma teoria econômica geral, que pode ser associada à experiência da história social brasileira, sobretudo a partir dos anos cinquenta do século passado. Naquele contexto, o desenvolvimento econômico do país:
A) provocou a concentração de atividades produtivas mais dinâmicas nas regiões de menor concentração de trabalhadores.
B) gerou o deslocamento de operários especializados formados nas regiões de penúria social para as regiões industrializadas.
C) impulsionou uma revolução social nas regiões de menor crescimento com a melhoria dos ganhos salariais dos trabalhadores.
D) extinguiu com a possibilidade de um mercado nacionalmente integrado através do isolamento dos mercados regionais.
E) promoveu um deslocamento populacional interno gerando o aprofundamento de desigualdades econômicas inter- regionais.
Gabarito:
E) processou-se em uma situação de deslocamento populacional interno favorável ao aprofundamento de desigualdades econômicas inter-regionais.