Um dos discursos educacionais atuais é o da inclusão, e uma das discussões mais presentes quando se fala de atitudes “politicamente corretas” são as que abordam as diversidades culturais e sociais de indivíduos e grupos. Respeitar as diferenças se tornou mais do que um objetivo a ser alcançado, passou a ser estratégia nas políticas públicas educacionais brasileiras.
NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I. N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá: Unicesumar, 2017.
Essa afirmação, quando pensamos no âmbito da Libras, somente foi possível devido a desbravadores na educação dos surdos, que colaboraram para o contexto educacional que conhecemos hoje.
Nesse contexto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta quanto à constituição da educação dos surdos.
Alternativas
Alternativa 1:
Thomas Hopkins Gallaudet, em 1835, pode usar em sua escola de surdos a ASL, Língua Americana de Sinais.
Alternativa 2:
O Congresso de Milão colaborou de maneira expressiva para a educação dos surdos, pois incentivou o uso da língua de sinais.
Alternativa 3:
Thomas Braidwood iniciou na Alemanha a educação dos surdos e trouxe para o Brasil as primeiras tratativas sobre essa educação.
Alternativa 4:
Charles De LeEpée, conhecido como pai dos surdos, foi um dos primeiros surdos a colaborarem com estratégias educacionais para os surdos.
Alternativa 5:
Todos os historiadores usaram suas próprias experiências com a surdez para assim criarem práticas que fossem pertinentes para a evolução educacional de pessoas surdas.
karinulbrich:
Alguém sabe está resposa?
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Acredito que as alternativas 1, 2, 3 e 4 estão erradas, pois em 1835 a língua americana de sinais (ASL) foi reconhecida como língua dos surdos dos Estados Unidos e oficializada como língua americana (página 19); o objetivo velado do Congresso de Milão era tornar o oralismo obrigatório na educação de surdos (página 20); Thomas Braidwood não iniciou na Alemanha a educação dos surdos (página 17); Charles De LeEpée não era surdo; e na página 17 do livro diz que "apesar de utilizarem metodologias diferentes, o que os aproxima é o fato de terem criado as primeiras escolas coletivas para surdos em seus países."
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás