Mesmo diante de respostas especializadas, a habilidade natural de alguns micro-organismos em evadir ou resistir aos mecanismos imunes, influencia na sua sobrevivência e patogenicidade. Ao olharmos a relação entre nosso sistema imune e os micro-organismos que nos causam infecção, podemos perceber que nosso sistema de defesa age como um seletor natural daqueles patógenos que possuem capacidade de resistir a ele. Ambos estão, portanto, envolvidos em uma luta constante pela sobrevivência, onde o balanço entre a resposta imune do hospedeiro e as estratégias de resistência do micro-organismo ditam o resultado da infecção. Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. Os vírus expressam superantígenos, moléculas capazes de ativar de forma inespecífica muitos linfócitos T auxiliares que, por sua vez, produzem quantidades acima do normal de citocinas inflamatórias, resultando na síndrome inflamatória sistêmica. II. Os mecanismos de evasão desenvolvidos pelas bactérias intracelulares dependem de estratégias para evitar sua eliminação após a fagocitose, como a inibição da fusão entre o lisossomo e o fagossomo. III. O principal mecanismo de evasão desenvolvido por bactérias extracelulares é o bloqueio de diferentes passos do processamento, transporte e apresentação de antígenos via MHC de classe I. IV. A principal estratégia de evasão viral é a frequente alteração de antígenos por meio de mutações ou pela recombinação gênica com outros vírus da mesma família. Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. c. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. d. Apenas a afirmativa III está correta. e. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
Alternativa C. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Explicação:
A síndrome inflamatória sistêmica é resultado da ativação de descontrolada de células T citotóxicas e consequente liberação de citocinas. Assim, a alternativa I está incorreta.
Bactérias intracelulares desenvolveram mecanismos de escape através da resistência à ação de fagócitos como através da inibição da ligação ao fagolissosomo. Portanto, a alternativa II está correta.
Bactérias extracelulares são suscetíveis a destruição através da fagocitose, por esse motivo, suas estratégias de evasão estão relacionadas a produção de substâncias com atividade antifagocítica. Assim, a alternativa III está incorreta.
Aliado a rápida multiplicação e evolução durante a infecção, os vírus também desenvolveram estratégias que lhe permitem a evadir do sistema imune do hospedeiro. Entre elas destacam-se as variações antigênicas através de mutações ou recombinação genética. Portanto, a assertiva IV está correta.
Resposta:
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA