Respostas
Resposta:
A meritocracia é um tema que vem sendo bastante discutido nas esferas social, política e trabalhista.
Nas empresas, o poder do mérito também é alvo de intensos debates, que envolvem tanto a contratação de novos colaboradores quanto a promoção deles para cargos hierarquicamente superiores.
As razões para isso você conhecerá ao longo deste artigo, que vai observar a meritocracia desde sua origem até à aplicação nas organizações.
Siga a leitura para descobrir do que se trata a premiação via mérito, como ela funciona na sociedade brasileira e de que maneira a temática chegou às empresas.
Você também pode navegar pelos seguintes tópicos:
O que é meritocracia?
Origens e História
Meritocracia e Desigualdades sociais
Meritocracia no Brasil
Qual a importância da meritocracia nas empresas?
Qual a importância da meritocracia na educação?
Vantagens e desvantagens da meritocracia
Qual o impacto da meritocracia na rotina das empresas?
Como implantar a meritocracia de forma inovadora?
Cargos e promoções
Remuneração variável
Salário e bonificação
Viagens, jantares e experiências
Como implantar a meritocracia nas empresas.
Se o assunto é do seu interesse, acompanhe até o final!
O que é meritocracia?
Trata-se do alcance do poder através do merecimento
O que é meritocracia?
Meritocracia é uma palavra formada por “mereo” (ser digno, ser merecedor) e o sufixo grego “kratos” (poder, força). Ou seja, trata-se do alcance do poder através do merecimento.
Segundo essa linha de pensamento, os objetivos são atingidos por aqueles que se dedicam e se esforçam em medida suficiente. Portanto, devem ser premiados e bonificados de maneira proporcional.
No mesmo sentido, os indivíduos que não obtêm sucesso foram os que não se preparam ou aplicaram o bastante. A eles, cabe o resultado de fracasso pela “falta de empenho”.
Mas o que determinaria quem merece ou quem é ou não digno de alcançar o poder ou o objeto em questão? É especialmente essa pergunta que torna o tema tão polêmico.
Vamos fazer um exercício para melhor compreensão.
Pense na seguinte situação: duas pessoas saem de uma mesma linha de partida e correm em direção à chegada. Vence quem chega primeiro, certo? Nesse sentido, é mérito do vencedor a sua vitória. Ou, em outras palavras, ele venceu porque mereceu.
No entanto, os indivíduos que convivem nas escolas, universidades, empresas e demais locais nem sempre partem do mesmo ponto na sociedade. Afinal, a desigualdade social é traço característico da humanidade.
Especialmente no Brasil, que é o 7º país mais desigual do mundo, as diferenças sociais são significativas.
Assim, compreender o que é a meritocracia e se há espaço par
Explicação: