A obra Os Lusíadas celebra os feitos portugueses no período de expansão marítimo-comercial. O destacado desempenho português nas Grandes Navegações é atribuído a fatores como: *
a)posição geográfica privilegiada no Mediterrâneo e inexistência de terras férteis em seu território, tornando o país dependente do comércio marítimo.
b)domínio de conhecimentos técnicos pela universidade conhecida como Escola de Sagres e tradição no tráfico negreiro entre África e Europa.
c)poder econômico decorrente da aliança com a Espanha (União Ibérica) e do monopólio do comércio de especiarias no Mediterrâneo.
fortalecimento da burguesia mercantil e presença de estímulo estatal às navegações após o processo de formação do Estado nacional.
e)pioneirismo no comércio com o Oriente e grande influência árabe resultante da longa ocupação muçulmana do sul do país.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: letra D.
Portugal foi o primeiro Estado europeu, com seu território formado ainda no século XIII. Entretanto, sua população não crescia o suficiente, condição muito ligada a poucas terras férteis em seu território.
A Escola de Sagres foi um centro para estudos de técnicas de navegação, criado pelo infante D. Henrique em Algarve (sul de Portugal), entretanto sua influência nas grandes navegações portuguesas é considerada irrelevante.
A União Ibérica foi a união política de Espanha e Portugal pela monarquia do período. Ocorreu entre 1580 e 1640, ou seja, após grandes expansões marítimas de Portugal. Ao longo do século XVII, os lusitanos perdem o monopólio do comércio de especiarias por holandeses, ingleses e franceses.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás