PRECISO DISSO ATÉ 11:00
“Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro enquanto que os lacedemônios atiraram-se nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhe pela morte dos arautos enviados a Esparta. […] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. […] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimular-nos-ei a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
De acordo com TEXTO, Heródoto destaca um objetivo em relação ao povo grego. Qual?
Respostas
Resposta:
Heródoto realizou uma expedição fenícia que circundou o continente Africano, descrevendo o que via bem como os caminhos que percorreu. A sua visão pode ser apresentada como a imagem que foi corroborada pelos europeus posteriormente, de um continente dotado de seres fantásticos, de uma misticidade abundante.
O povo vivia às margens dos rios africanos, e Heródoto também evidencia a existência de uma terra plana, teoria que ainda foi admitida pelos europeus séculos depois.
Explicação:
Resposta: Para esta questão, somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
1. Falsa - Heródoto, conhecido como pai da História, não acreditava que podíamos consertar o passado, pois isso é impossível, porém a história é cíclica porque os mesmos erro são cometidos repetidamente.
2. Correta - basta uma leitura atenta do texto para perceber o estímulo ao lutar pela liberdade.
3. Correta - Os arautos eram os mensageiros que carregavam mensagens aos inimigos e, por isso, não podiam sofrer qualquer tipo de violência.
4. Falsa - Os gregos quem denominavam outros povos de Bárbaros, entretanto, como a nomenclatura atual é dada pelos historiadores modernos, os gregos são considerados Antiguidade Clássica.