Considere o excerto abaixo:
“Em julho de 1976, o suplemento cultural de sábado do Jornal do Brasil dedicou quatro páginas inteiras a um assunto preocupante. O Rio de Janeiro estava virando “black”, dizia a jornalista Lena Frias a seus leitores. Uma onda de bailes tocando música soul e funk dos Estados Unidos já tinha invadido os clubes recreativos dos subúrbios do Rio, os bairros da classe trabalhadora, a norte e oeste, e ameaçava chegar também aos bairros da famosa Zona Sul, os mais ricos (e mais brancos) da cidade. O artigo descrevia os bailes soul e as centenas de milhares de jovens negros que a eles afluíam como um espaço cultural à parte, de fato, um lugar para além da cidade que a maioria dos leitores pensava conhecer.”
Fonte: A LBERTO, P. L. Quando o Rio era black: Soul music no Brasil dos anos 70. História: Questões & Debates, Curitiba, volume 63, n.2, jul./dez. 2015, Editora UFPR, p. 42.
Sobre a Black music e sua importância para o movimento negro no Brasil no contexto citado acima, podemos afimar que ela se fez enquanto
Alternativas
Alternativa 1:
um movimento isolado ao Rio de Janeiro, em que parte da população afrodescendente aderiu a moda advinda dos EUA de expansão da Soul music.
Alternativa 2:
um movimento que atraiu integrantes da elite do Rio de Janeiro que passou a disseminar a música negra estadunidense entre o restante da população do país.
Alternativa 3:
os bailes que lançaram a Soul music no Brasil eram organizados pela classe dominante carioca, restringindo o acesso a Black music advinda dos EUA as classes populares.
Alternativa 4:
a atenção dada a Soul music no Brasil passou a preocupar integrantes da música negra no Brasil que viam a presença desses ritmos vindos dos EUA como invasores e concorrentes no mercado musical brasileiro.
Alternativa 5:
um movimento que estava crescendo, a começar pelo Rio de Janeiro e grandes centros urbanos que na década de 1970 recebiam várias pessoas durante o êxodo rural brasileiro e servia de referência cultural a juventude afrodescendente
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternatica 5
Explicação:
As outras opções não tem relação com a Black Music, ritmo ouvido pela raça negra e afro-decendente
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 5:
Explicação: livro p. 185 reforça a ideia de que a soul music obteve expressiva aceitação entre os negros no Brasil.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás