A preocupação central da reforma e da contrarreforma católica foi aproximar a Igreja dos fiéis e para isso estabeleceu uma série de medidas a serem adotadas. No Brasil, durante o período colonial, a religião católica foi norteada por essas diretrizes, mas também se adequou às contingências locais. Sobre a religião católica na Europa e no Brasil colonial, é INCORRETO afirmar que
a) A religião católica na Espanha e no mundo luso-brasileiro fez uso de uma pedagogia de intimidação por meio de castigos, atos penitenciais e educação dos fiéis.
b) No mundo ibero-americano, a religião vivenciou um processo de sincretismo, como se pode perceber no exemplo de Nossa Senhora de Guadalupe, no México.
c) O culto aos santos, incentivado pelas reformas tridentinas, foi um dos estímulos para a constituição de irmandades leigas em Minas Gerais durante o século XVIII.
d) Em Minas Gerais, no período colonial, a exigência de pureza de sangue entre os candidatos ao sacerdócio não foi flexibilizada, apesar do grande contingente de negros e mulatos.
fabriciacabral21:
qual é a alternativa??
Respostas
respondido por:
0
As ações que caracterizaram a contrarreforma começaram a ser estabelecidas a partir da década de 1530, mas se deram principalmente após o Concílio de Trento. A contrarreforma é entendida por grande parte dos historiadores como um movimento de reação ao avanço do protestantismono continente europeu.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás