ces de rejeição e mais fácil será o tratamento caso o processo ocorra.
Roteiro de Estudo:
1. O que são leucócitos e qual é sua função?
2. Diferencie macrófago de linfócito.
3. O que são anticorpos? O que são antígenos?
4. Quais são os principais órgãos que compõem o sistema imunitário?
5. Diferencie a imunização natural ativa da imunização natural passiva.
6. O que é imunização artificial ativa?
7. Por que em alguns casos de transplante de órgão ocorre rejeição?
8. Em casa, converse com seus familiares e pesquise sobre sua caderneta de vacinação da infância e adolescência. Está
Respostas
Resposta:
1. Os leucócitos ou glóbulos brancos são elementos figurados do sangue que têm como função a defesa contra organismos estranhos.
2. Linfócito: Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco do sangue que produz anticorpos para combater organismos estranhos, defendendo o corpo de possíveis infecções. Macrofago: é uma célula derivada dos monócitos, de grande tamanho, que atua na defesa contra infecções, promovendo a fagocitose de microorganismos.
3. Os antígenos são agentes que reagem com um anticorpo e que podem desencadear doenças em nosso organismo, já os anticorpos são proteínas que tentam proteger nosso corpo contra os antígenos.
4. O sistema imunológico é composto por órgãos: timo, baço, linfonodos, medula óssea, vasos linfáticos, dentre outros.
5. A imunização ativa natural ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente patogênico natural, adquirindo a doença. Pode-se introduzir o agente patogênico atenuado ou mesmo o antígeno desse agente em processo denominado vacinação, é a imunização ativa artificial.
A imunização passiva pode ser natural, através da passagem de imunoglobulinas da classe IgG via placenta e da classe IgA pelo leite materno. Essas imunoglobulinas são capazes de proteger o recém-nascido de uma gama de infecções, e depende do estado imunológico materno.
6. A vacinação é uma forma de imunidade ativa artificial. A imunidade ativa artificial é aquela que ocorre como consequência da vacinação.
7. A rejeição de transplante ocorre quando o sistema imunitário do receptor ataca o órgão ou tecido transplantado. A resposta imune protege o corpo contra substâncias potencialmente nocivas ("antígenos"), como micro-organismos, toxinas e células cancerígenas.
8. Esta questão você precisará fazer com seus familiares.
Explicação: ;)