• Matéria: História
  • Autor: lucenadhafiny
  • Perguntado 3 anos atrás

Me ajudem nessa atividade :(((

Faça um resumo sobre :

As Origens romanas
A Sociedade
A Monarquia
Instituições Políticas
A República
A Expansão Romana
Crise da República

Respostas

respondido por: kauanjhgxx
2

Resposta:

a origem romana :Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados, posteriormente, por um casal de pastores. Quando se tornaram adultos, os gêmeos retornaram a cidade natal de Alba Longa e ganharam terras para fundar uma nova cidade, que seria Roma.

a sociedade :A sociedade romana tinha como principais membros os patrícios e os plebeus, mas outros, como os clientes, os escravos e o proletariado, também a compunham.

a monarquia

Características principais da monarquia romana:

Escolha dos reis de acordo com suas virtudes.

 

- Governo vitalício.

 

- O rei era considerado pelo povo como uma espécie de mediador dos deuses. Portanto, possuía autoridade religiosa.

 

- O rei também era o chefe judicial, possuindo poderes absolutos sobre as leis.

 

- Na monarquia romana havia também a Assembleia e a Cúria, porém com poucos poderes políticos em comparação aos poderes reais.

 

- O monarca possuía poderes militares e também de escolher cargos públicos.

instituiçoes politicas :As instituições da República Romana eram essencialmente comandadas pelos patrícios. Durante boa parte do período em que durou a república, à plebe era relegado o espaço do tribunato, a Tribuna da Plebe, composta por membros eleitos anualmente e que tinha o poder de vetar as decisões relativas aos interesses dos plebeus. À parte disso, as demais instituições eram ocupadas pelos patrícios e possuíam um funcionamento interconectado e teoricamente harmônico.

A República Romana: tem sua origem no ano de 509 a.C, quando o último rei etrusco é deposto e o Senado assume as funções de governo.

a expansão romana :Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo. A ampliação da oferta de escravos estabeleceu um aumento da oferta de alimentos. Paralelamente, generais e magistrados se beneficiavam com a administração e a tributação das novas provincias.

principais causas para o fim da República Romana são:

Expansão dos direitos dos cidadãos;

Êxodo rural;

Guerras externas e internas;

Reforma agrária;

Escravidão.as províncias.

espero que tanha ajuadado


lucenadhafiny: Obrigada kauanjhgxx
Perguntas similares