• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabriellyorathes
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique em que medida o racionalismo cartesiano e o empirismo iniciado por Francis Bacon ajudaram a conferir um maior rigor metodológico em comparação com a filosofia medieval: * ​

Respostas

respondido por: BrenoSousaOliveira
1

Resposta:

Explicação:

A filosofia medieval é marcada por dois períodos: Patrística e escolástica. A patrística como o próprio nome já nos permite inferir, é o surgimento dos primeiros pais da igreja.

Ela foi marcada principalmente por Santo Agostinho e sua retomada a pensamentos Platônicos sobre a origem do mundo e do conhecimento da alma.

Já a escolástica recebeu esse nome dado as pesquisas que eram realizadas nesse período, nela o seu principal representante (Santo Tomás) buscava conciliar pensamentos Aristotélicos com a fé. Por isso a filosofia medieval é mais voltada para questões religiosas.

Todavia, quando chega o racionalismo onde diz que as verdades só podem ser conhecidas pela razão e o empirismo que defendia o conhecimento da verdade pelos sentidos, passaram a focar mais no que se pode tatear do que no que se pode crer e filosofar.

Por isso com esses dois pensamentos houve um ''Up'' no rigor metodológico.

Perguntas similares