Respostas
Resposta:
Em resumo, devemos usar o termo 'tempo' quando queremos falar sobre o comportamento da atmosfera em um curto período, como agora ou nos próximos dias. Já a palavra 'clima' será usada quando analisarmos a média desse mesmo comportamento atmosférico em um recorte maior de tempo (aqui, o do relógio), seja meses ou anos.
Resposta:
Geralmente usamos tempo e clima como sinônimos no dia a dia, mas existe diferença no significado dessas palavras. Em resumo, devemos usar o termo ‘tempo’ quando queremos falar sobre o comportamento da atmosfera em um curto período, como agora ou nos próximos dias. Já a palavra ‘clima’ será usada quando analisarmos a média desse mesmo comportamento atmosférico em um recorte maior de tempo (aqui, o do relógio), seja meses ou anos.
Assim, quando a gente quer saber se vai dar praia ou se é melhor levar um casaco, estamos falando de previsão do tempo. E o que define os chamados tempos bom e ruim é um conjunto das condições atmosféricas.
É incrível como algo que parece tão corriqueiro possa ser medido por diferentes variáveis. Entre elas, podemos citar: temperatura, precipitação, umidade e pressão do ar, velocidade e direção do vento, radiação etc.
Justamente pela quantidade de dados e pela característica mutante da atmosfera é que as previsões do tempo dependem das medições em estações meteorológicas.
Caso contrário, planejar uma viagem ou ir à praia dependeria apenas de confiar nos nossos sentidos, que podem facilmente falhar. Afinal, quem nunca achou que o tempo ia ficar aberto, deixou o guarda-chuva em casa e acabou pegando um pé-d’água?!
O clima, por sua vez, é um recorte durante um longo período de tempo, seja médio ou longo prazo, nas mesmas condições atmosféricas analisadas na previsão do tempo. Por isso, ainda que a cidade do Rio de Janeiro tenha um dia de frio, seu clima ainda é considerado tropical.
“O clima de uma região é determinado pelos sistemas predominantes de vento e pressão. Esses, por sua vez, são resultantes do aquecimento diferenciado do globo pela radiação solar, da distribuição assimétrica dos oceanos e continentes nos hemisférios, bem como das características da superfície: topografia, água, gelo, terra, vegetação”, explica Danielle Barros Ferreira, meteorologista e chefe do Serviço de Pesquisa Aplicada (SEPEA), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Quais são os climas do Brasil?
Equatorial: quente e úmido durante todo o ano;
Tropical: úmido no verão e seco no inverno
Tropical semiárido: quente e com pouca chuva;
Tropical litorâneo (úmido): quente, com chuvas concentradas no outono e inverno no Nordeste e no verão e primavera no Sudeste;
Tropical de altitude: temperaturas mais baixas do que as geralmente encontradas no clima tropical e com chuvas concentradas no verão;
Subtropical: verão quente e inverno frio com chuvas regulares ao longo do ano.
espero ter ajudado :)