Respostas
Resposta:
Quem é Santo Agostinho?
Aurelius Augustinus, diz Santo Agostinho, é considerado o maior filósofo e teólogo cristão desde a época de Aristóteles. Além de sua influência como escritor e bispo. Nascido no final de 35 , perto de Hipona, testemunhou acontecimentos históricos da época, como o fim da antiguidade clássica e a queda do Império Romano com a queda do Império Romano. Invasão dos bárbaros.
Em um ponto de sua vida, Agostinho era um maniqueísta, o que significa que ele acreditava que o mundo era governado por "forças" do bem e do mal, de acordo com Platão.
Em 383, Agostinho mudou-se para Roma. Nesse ponto, ele se afastou do maniqueísmo e se encaminhou para o neo-realismo. No entanto, ele logo teve uma crise mental e começou a viver como um romano pagão.
Sua conversão se deu por meio de um discurso proferido por Santo Ambrósio, Bispo de Milão, que o batizou e influenciou fortemente sua escrita. Então o filósofo desistiu de seus confortos pecaminosos e voltou-se para servir a Deus.
Santo Agostinho é considerado uma parte importante do cristianismo ocidental. Seus escritos são considerados um legado universal, e até mesmo os pagãos o consideram um grande filósofo por causa de seus discursos e mérito literário.
O cristão é considerado um santo pelas Igrejas Católica e Anglicana e, para os missionários, é uma referência nos estudos cristãos e na história da Igreja.
Na verdade, o pensamento de Agostinho influenciou fortemente a Reforma Protestante! Martinho Lutero considerou as idéias de Agostinho ao desenvolver 95 teses.
Jean Calvin não é diferente! Os pensamentos de Calvino vêm do bispo, que foi citado muitas vezes em seus escritos.
E as suas obras não estão apenas relacionadas com a igreja! Os discursos filosóficos que deu influenciaram e ainda influenciam a filosofia moral e política.
Agostinho e Suas Doutrinas
Agostinho diz que a filosofia, mesmo quando vista como pagã, é o meio para compreender a Verdade Absoluta. Ele disse que sem sabedoria não se pode entender as escrituras.
O mais espantoso é que nos seus discursos a razão não se sustenta sozinha. O teólogo acredita que para entender verdadeiramente essas escrituras, o homem precisa da fé e da ajuda de Deus.
A fé precede a razão, que é uma das ideias centrais de Santo Agostinho, que estava plenamente convencido de que sem a intervenção divina não poderíamos compreender o divino.
Curiosamente, o argumento que vem da doutrina da reminiscência de Platão, como a maioria de suas conclusões, é que em nossas almas estão todas as nossas opiniões. Mas para que apareçam, um filósofo deve despertá-los.
No seu livro “Confissões de Santo Agostinho” - considerado o primeiro livro com um modelo biográfico de humanidade - é considerado o criador das suas doutrinas.
Alguns destaques:
- Pecado Original . A ideia norteadora do pensamento “Agostinho” foi a crença no conceito de “pecado original”, o que levou ao ensino de que nascemos pecadores. Porque toda a humanidade está corrompida pelo pecado, é impossível chegar a Deus. É por isso que precisamos da graça, é assim que Ele se aproxima de nós!
A Igreja como Cidade Espiritual
Os filósofos consideram a Igreja uma cidade espiritual de Deus, diferente da cidade material do homem.
- O que é o mal . O conceito de mal para Agostinho nada mais era do que a ausência do bem e a ausência de Deus.
Em outras palavras, o mal não é criado e não é material. É "não"!
O conceito da Trindade de Agostinho é exatamente o que temos hoje, com fortes crenças no Ocidente. Crença de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um, vistos como entidades separadas e coexistentes.
- Teologia Sacramental
Agostinho defende o sacramento como subjetivo, afirmando que o ministro age na pessoa de Cristo. Ele entendeu que o sacramento contém e dá graça.
Agostinho e suas obras
Das muitas obras escritas, elas ainda estão em circulação e em reimpressão até hoje. Aqui estão alguns dos principais:
Confissões (397 DC): O Livro das Confissões é na verdade sua autobiografia. Pioneiro desse modelo de escrita, como já mencionamos, carregou consigo toda a sua trajetória e princípios ideológicos.
Da Trindade (00-16 DC): Esta série tem 15 volumes, dos quais Agostinho é dedicado à divindade no homem.
Da Cidade de Deus (13 - 26 DC): Esta é uma obra que se refere à cidade terrestre como uma imitação da cidade de Deus.
Explicação: