leia o trecho de um texto do filósofo David Hume e responda as questões.
a) de acordo com o filósofo, há limites para o pensamento humano? justifique
b) Por que outro exemplo da criação, em nosso pensamento, da ideia de "montanha de ouro" pode funcionar como crítica da metafísica?
Respostas
a - De acordo com a ciência (Neurociência) não há limite para o que se pode aprender. A impressão que temos é que se aprende uma coisa Esquece outra. É um erro assim pensarmos, pois é nome a quantidade de sinopses que podemos realizar. Existem algumas pessoas que não esquecem de nada. Aprender tudo, saber tudo não é sinal de inteligência. A inteligência é uma qualidade mais associativa
(saber combinar pensamentos para tirar conclusões)
b - Pode parecer que temos uma enorme liberdade de pensamento e imaginação, mas na verdade nossa mente não consegue compor aquilo de que não possui recursos para tanto. O fato de conseguirmos fabricar uma ideia de “centauro” ou de “montanha de ouro”, por exemplo, não demonstra liberdade, ao contrário, mostra que a liberdade está confinada em limites bastante estreitos, pois estes complexos não passam de uma articulação de ideias consistentes e familiares como a de “cavalo” e “homem”; de “montanha” e “ouro”, que possuem referência na experiência.