Estudos sobre elasticidade do preço da gasolina
Muitos são os estudos que pesquisaram e determinaram qual é a elasticidade-preço da demanda pela gasolina. Um desses estudos é uma meta-análise de Molly Espey, publicada no Energy Journal, que explica a variação nas estimativas de elasticidade da demanda por gasolina nos Estados Unidos.
No estudo, Espey examinou 101 estudos diferentes e descobriu que, no curto prazo (definido como 1 ano ou menos), a elasticidade-preço média da demanda por gasolina é -0,26. Ou seja, um aumento de 10% no preço da gasolina reduz em 2,6% a quantidade demandada.
O texto acima apresenta o impacto na variação de preço sobre a quantidade demandada de gasolina que é calculada pela elasticidade-preço da demanda. Sobre este indicador leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I.Quando a elasticidade-preço é maior do que 1, diz-se que a demanda é elástica. Isso significa que uma pequena mudança no preço resulta numa grande mudança na quantidade demandada.
II. Quando a elasticidade-preço é menor do que 1, uma pequena mudança no preço produz uma mudança menor na quantidade demandada, e a demanda é chamada de inelástica.
III. A demanda por um produto provavelmente será inelástica se o produto tiver poucos substitutos, for uma necessidade e custar relativamente pouco.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
5
Explicação:
pag 161
respondido por:
3
Resposta:
letra e
Explicação:
pagina 161 e 164
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás