Respostas
respondido por:
101
Rotas comerciais favoráveis,por ter sido sede do imperio romano,desenvolvimento urbano por conta das rotas comerciais que por ali passavam,mecenas(pessoas que financiavam artistas) dentre outros motivos.
respondido por:
0
O Renascimento Italiano foi um período de mudanças e avanços culturais entre os séculos XV e XVI. Algumas condições favoreceram para que a região italiana fosse o berço da renascença: descobertas de vestígios da arte greco-romana, cópias de obras da Antiguidade que eram mantidas em mosteiros, desenvolvimento do comércio e a fuga dos bizantinos para as cidades italianas.
Renascimento:
- Uma das primeiras cidades a surgir o Renascimento foi Florença, a mais próspera cidade italiana;
- muitas cidades italianas se tornaram centros de comércio com burgueses enriquecidos, nobres e eclesiásticos que financiavam os artistas;
- Entre as famílias mais ricas estavam os Médici que se tornaram poderosos Mecenas. Eram da cidade de Florença.
- Os bizantinos eram conhecedores da Antiguidade Clássica e influenciaram artistas italianos. Os bizantinos migraram para as cidades italianas contribuindo para o Renascimento Cultural;
- As principais características foram o humanismo, antropocentrismo, universalismo, racionalismo, valorização da Antiguidade Clássica, individualismo, naturalismo e crítica aos valores medievais.
- O movimento se espalhou para as outras regiões da Europa.
O Renascimento abriu o mundo à intervenção humana. O ser humano passa a ocupar uma nova posição no mundo.
Os Mecenas eram os patrocinadores e financiadores dos artistas. Eram poderosos nobres, comerciantes, banqueiros e eclesiásticos. Investiam na produção de arte como forma de obter prestígio.
Leia mais sobre o Naturalismo: https://brainly.com.br/tarefa/20622594
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás