• Matéria: Psicologia
  • Autor: jehmaybarros
  • Perguntado 3 anos atrás

1Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999), embora existam inúmeras formas de conceituar atitude, as atitudes sociais contam com três componentes claramente discerníveis: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. No que se refere ao componente afetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
A) As atitudes (componente afetivo) seriam a força motivadora para a ação e a relação entre atitude e o comportamento acaba por ser um dos grandes campos de interesse da Psicologia Social.
B) É importante ressaltar que existe uma forte tendência a mantermos os componentes das atitudes em consonância. Informações positivas com relação às mulheres, por exemplo, levarão ao afeto positivo.
C) Diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas. As crenças, o conhecimento, a maneira de “ver” ou “encarar” o objeto em questão constituem o componente cognitivo da atitude.
D) Pode ser definido como o sentimento pró ou contra um Psicologia Social. Determinado objeto social é o componente característico das atitudes sociais. O componente cognitivo e o comportamental são apenas importantes para que se tenha acesso às atitudes propriamente ditas (sentimentos envolvidos). O componente afetivo, então, dá uma conotação afetiva às coisas e nos leva ao componente comportamental.

Respostas

respondido por: disuesli7
0

Resposta:

C) Diz respeito à representação cognitiva que criamos a respeito das coisas. As crenças, o conhecimento, a maneira de “ver” ou “encarar” o objeto em questão constituem o componente cognitivo da atitude. Para que se tenha uma carga afetiva pró ou contra alguma coisa é necessário que tenhamos alguma representação cognitiva a respeito.

Explicação:

AUTOR Assmar e Jablonski (1999).

Fiz essa prova, conforme meu professor de Psicologia, Letra (C)

Perguntas similares