responda às 9 questões
Respostas
1. Na década de 1920, a sociedade urbana brasileira não tinha nada de homogênea. No período, já é possível verificar a existência de uma classe média atuante e presente no cenário político, cultural e econômico através da reivindicação de direitos que apenas as classes governantes mais ricas possuíam.
2. A população rural era formada por líderes religiosos, cangaceiros, membros das oligarquias, povos indígenas e sertanejos. Grande parte dessas pessoas não tinha acesso aos elementos modernos que vinham surgindo no contexto urbano, caracterizado por muitas transformações na década de 1920.
3. A antropologia cultural é uma das quatro áreas da antropologia geral (four-field-approach), junto com a antropologia física (atualmente designada por antropologia biológica), a arqueologia e a linguística. A Antropologia Cultural estuda a diversidade cultural humana, tanto de grupos contemporâneos, como extintos.
4. Os tenentistas, em geral, defendiam um projeto para o Brasil baseado no liberalismo, porém, é importante pontuar que dentro do grupo existiam oficiais que abraçavam outras ideologias, como o comunismo. Além disso, defendiam a formação de uma república autoritária que promovesse as mudanças necessárias.
5. Vários foram os impactos econômicos no país, tais como a queda brutal na exportação do café, que era um dos principais produtos econômicos brasileiros à época, com a queima sistemática dos estoques do produto; redução drástica das importações ...7 de jun. de 2021.
6. A Revolução Constitucionalista ocorreu nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, tendo como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma assembleia constituinte. Com o golpe de estado ocorrido com a Revolução de 1930, que derrubou o então presidente e impediu a posse de Júlio Prestes, os governadores estaduais foram depostos e a Constituição de 1891 foi cessada.
O movimento eclodiu pelas promessas que foram feitas durante o decorrer do golpe por Getúlio, como a convocação de uma nova assembleia constituinte, o que não ocorreu, gerando frustração. Ele governava por meio de decretos e sem respaldo da constituição ou do poder legislativo.
7. Muitos anos atrás as mulheres eram desvalorizadas, não as tratavam como parte da sociedade e muito menos respeitavam suas opiniões, na verdade, nem chegavam a ouvi-las.
Portanto, o movimento pelo voto/sufrágio foi de suma importância para que o movimento feminista ganhasse força e a mulheres finalmente fizessem parte atividade das escolhas políticas.
No Brasil, o direito do voto foi conseguido em 1932, e colocado em prática no ano posterior nas eleições.
Assim, a participação feminina fez com que nós, mulheres de hoje em dia, tivéssemos esse direito.
8. Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Foi caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.
9. No início da década de 1930,o rádio alcançou grande difusão entre a população brasileira.Nessa época, as notícias do Brasil e do mundo passaram a chegar com maior rapidez aos brasileiros,alterando antigos hábitos populares e influenciando as tendências da moda na época .
Em 1940,o governo encampou a Rádio Nacional,principal emissora do país, que passou a ser utilizada como meio de afirmação da política getulista e da cultura nacional ,levando diariamente ao ar as notícias referentes ao Estado Novo e priveligiando programas que valorizaram a cultura brasileira.
ESPERO TER AJUDADO E BONS ESTUDOS !