As fibras musculares apresentam a maioria das organelas presentes em todas as células corporais, contêm lisossomos, mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo golgi e outros. Cada fibra muscular consiste em um cilindro estreito e alongado, que geralmente se estende por todo o comprimento do músculo que contém miofibrilas e proteínas contráteis que deslizam e promovem seu encurtamento, a contração muscular.
ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Humana. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
Assinale a alternativa correta que corresponde a quais são as proteínas contráteis das miofibrilas.
Alternativas
Alternativa 1:
Actina e troponina.
Alternativa 2:
Miosina e tropomiosina.
Alternativa 3:
Troponina e tropomiosina.
Alternativa 4:
Actina e miosina.
Alternativa 5:
Tropomiosina e actina.
Respostas
Resposta: creio q É a alternativa 4
Actina e miosina
Explicação: pag 81 fisiologia humana
As proteínas contráteis das miofibrilas são a actina e miosina, alternativa 5. As proteínas contráteis interagem entre si, sendo as mesmas muito resistentes para poderem cumprir com a função de mobilidade celular.
As fibras que compõe a musculatura contém actina e miosina nos filamentos, essas proteínas se encontram lado a lado, sendo que as mesmas ao se repetirem constantemente formam o que se chama de sarcômeros, sendo este o responsável pelas contrações.
Quatro proteínas compõe as miofibrilas:
- miosina;
- actina;
- tropomina ;
- tropomiosina.
O primeiro tipo de proteína citado compõe os filamentos que são mais grossos, sendo que os três últimos compõe o filamento que são mais finos.
O músculo é estimulado através do sistema nervosos, pelo impulso nervoso, acarretando a contração através da miofibrilas.
Quer saber mais sobre as miofibrilas? https://brainly.com.br/tarefa/21017453