Leia o trecho do artigo de opinião publicado no jornal “Gazeta do Povo” publicado em 02/09/2018: "Por isso, no Dia Internacional da Alfabetização, muitas reflexões podem ser feitas por todos envolvidos com a educação. Dentre as reflexões, a de que a criança deveria chegar ao mundo letrado por meio de vivências culturais com sentidos reais para ela sobre a escrita e tendo como mediação o “outro social”. O conhecimento e, neste caso, o da escrita se constitui a medida em que a criança faz próprio o conhecimento do outro e compreenda a função social que representa. Entretanto, ao invés desta construção ser realizada de modo significativo o que temos visto são crianças em seu processo de escolarização recebendo uma avalanche de informações técnicas da língua escrita que, frequentemente, a impossibilitam de compreendê-la como algo real, mas, sim, abstrato. O resultado da não apropriação ou das dificuldades da criança em relação à língua escrita pode gerar efeitos negativos em sua constituição e sentimentos de não pertencimento ao grupo social." A partir da leitura do artigo e relacionando-a com os estudos sobre o letramento é possível afirmar que se faz uma crítica sobre:
lorenaadomiciano:
Acabei fechando aqui. Mas a resposta certa corresponde a uma critica ao modelo tradicional de ensino, que não considera os saberes dos alunos.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
A) a manutenção de um modelo de letramento tipicamente escolar, ou um modelo autônomo, que desvaloriza os conhecimentos dos alunos.
Explicação:
Fiz e acertei....
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás