No Brasil, [...]são descartados anualmente aproximadamente 450 mil toneladas de pneus (ou 90 milhões de unidades de pneus para carros de passeios). Os pneus inservíveis quando são descartados de forma irregular no meio ambiente se tornam um grande problema. Por suas propriedades químicas esses resíduos demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza. Por isso, realizar o descarte correto dos pneus evita danos ao meio ambiente e à saúde pública. A logística reversa de pneus é obrigatória conforme a PNRS e da Resolução Conama nº 416/2009. A resolução estabelece que para cada pneu novo comercializado, as empresas fabricantes ou importadoras deverão dar destinação adequada a um pneu inservível. Diante excerto acima acerca da aplicação da logística reversa dos pneus, analise as asserções a seguir: I. Por sua natureza e utilidade, os pneus têm uma relação com a humanidade há mais de três séculos, haja vista sua utilização em meios de transportes e de locomoção ante às demandas da sociedade. PORQUE II. Não diferente de outros produtos, mercadorias ou bens consumidos ou utilizados pelo homem, o pneu, ao deixar de ser útil, é incorretamente descartado e então dá-se início a história de prejuízo ambiental. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
A Alternativa I e falsa, pois no livro Logistica Reversa cita:
A história dos pneus com a humanidade é relativamente nova, visto que tem cerca de dois séculos. Foi Charles Goodyear, um americano, que, no século XIX, aprimorou a borracha de tal forma que ela pudesse ser utilizada para a construção de um objeto o qual revolucionou o transporte: o pneu, uma abreviatura de“pneumático”, embora ninguém use essa palavra no dia a dia.
Pag: 165.
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
I - FALSO - A história dos pneus com a humanidade é relativamente nova, visto que tem cerca de dois séculos. Foi Charles Goodyear, um americano, que, no século XIX, aprimorou a borracha de tal forma que ela pudesse ser utilizada para a construção de um objeto o qual revolucionou o transporte.
II - VERDADEIRO - Se o pneu foi e é tão importante para a humanidade, principalmente no transporte de pessoas e cargas, por que foi alçado à condição de vilão do meio ambiente? A culpa, é claro, cabe mais uma vez ao próprio homem. À medida que o pneu se torna inservível, ou seja, deixa de ser útil para rodar em veículos, tem início a saga de prejuízo à natureza. Alguns números são surpreendentes. Por exemplo, Christófani et al. (2017) destacam que, no Brasil, estima-se que 100 milhões de pneus velhos estão espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos.
Págs. 165 e 166 Livro Logística Reversa