Respostas
Olá, boa noite! Tudo bem?
Resposta:
Grande parte dos casos de violência doméstica não chegam ao conhecimento do poder público pelo medo que a mulher violentada tem de denunciar.
Uma mulher que sofre violência doméstica em uma sociedade como a nossa, tem muito o que temer pois, além do poder público não fazer absolutamente nada significativo para amparar a vítima e impedir que algo mais grave aconteça, vivemos em uma sociedade que banaliza e desacredita das vítimas, sempre dando mais valor ao agressor.
Então, pode-se dizer que as mulheres têm medo de denunciar por medo de uma agressão mais grave e de julgamentos por parte da sociedade, e, muitas vezes, até da própria polícia.
Aqui estão mais alguns motivos que levam as vítimas a esconderem as agressões que estão sofrendo em casa:
1. Medo da represália institucional, do/a chefe, do/a diretor/a, etc. (perder o emprego, o cargo, a função, o prestígio, ou ser ainda mais agredida e violentada, etc.)
2. Dependência do agressor (afetiva, financeira, familiar, emocional, etc.)
3. Não conhecer os seus direitos
4. Acreditar na impunidade do agressor após a denúncia, seja pelo Poder Judiciário, seja dentro de uma determinada instituição da qual pertença (percepção de que nada acontece com o agressor quando denunciado)
5. Dificuldades de acesso ao sistema de justiça e à rede de atendimento e proteção
6. Preocupação com os filhos/a família, e com sua imagem
7. Entendimento de que é seu dever manter o casamento, a família o trabalho, o cargo, independentemente do que acontece no privado (para manter as aparências, a estabilidade)
8. Acreditar que foi sua culpa pelo acontecimento da agressão/da violência
9. Acreditar que só seria daquela vez, de que não aconteceria novamente, de que o agressor vai "mudar"
10. Ser aconselhada a não denunciar (pela família, pelos "amigos", pela autoridade policial)
Espero ter ajudado!
Bons estudos.