• Matéria: Saúde
  • Autor: bearosario2021
  • Perguntado 3 anos atrás

O consumo de fibras alimentares está relacionado à prevenção de doenças como constipação intestinal e câncer de colon. Os benefícios são vários, tanto das fibras solúveis como das insolúveis. Porém, pesquisas demonstram que, de um modo geral, o consumo de fibras pelos brasileiros está muito aquém do recomendado, fato este prejudicial à saúde. Atualmente, os brasileiros estão aumentando a ingestão de alimentos pouco saudáveis, fontes predominantemente de gorduras e açúcares, em detrimento de frutas e hortaliças, pela praticidade e estilo de vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), "o câncer de intestino está fortemente associado a hábitos de alimentação, nutrição e atividade física. A incidência da doença vem aumentando nos últimos anos e, em paralelo, observa-se que a população está cada vez mais exposta aos fatores de risco e menos exposta aos fatores de proteção." ​

Respostas

respondido por: daianedefranca19
2

Resposta:

d.  

I, II, III e V

Explicação:

I) Classe de compostos de origem vegetal, constituída principalmente de polissacarídeos e também oligossacarídeos e substâncias associadas, que quando ingeridos não sofrem hidrólise, digestão enzimática e absorção intestinal em humanos.

II) As fibras solúveis formam géis quando entram em contato com o suco gástrico, sendo que retardam o esvaziamento gástrico, dando maior sensação de saciedade, podendo até favorecer a perda de peso.

III) As fibras insolúveis retêm água nas fezes, aumentam o volume do bolo fecal, favorecem o peristaltismo, evitando assim o aparecimento de constipação intestinal e outras doenças intestinais.

V) O hábito alimentar errado, incluindo o baixo consumo de fibras associado ao sedentarismo proporcionam o aumento da incidência de obesidade e doenças coronarianas.

Perguntas similares