Respostas
Resposta:
A produção de água e alimentos saudáveis está nas mãos dos agricultores e agricultoras familiares do Espírito Santo.
Explicação:
Além de cultivar alimentos saudáveis, a agricultura familiar capixaba também contribui na preservação dos recursos hídricos, garantindo mais sustentabilidade à atividade agrícola e, consequentemente, ao Espírito Santo.
Apesar da pequena dimensão territorial, o Estado tem uma diversidade enorme: a agricultura familiar capixaba se caracteriza pela variedade produtiva, social, cultural e econômica. Esta heterogeneidade permite que o Espírito Santo se destaque nos cenários nacional e internacional.
São 108 mil estabelecimentos agropecuários no Espírito Santo, conforme dados parciais do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Historicamente, os levantamentos indicam que boa parte destes estabelecimentos é destinada à agricultura familiar. Apesar de numerosos, os agricultores familiares ocupam uma pequena área do território capixaba: apenas 20%, conforme o Censo de 2006. E estes mesmos agricultores são responsáveis por produzir cerca de 80% dos alimentos que chegam à mesa dos capixabas.