• Matéria: Filosofia
  • Autor: correaguilherme373
  • Perguntado 3 anos atrás

A partir da "Alegoria da caverna" de Plantão e da atualização por Maurício de Souza em 2002 procure ELABORAR UM TEXTO E CRIE UM DESENHO mostrando como ainda hoje muitas pessoas estão presas nas mais variadas "cavernas" acreditando nas sombras. Procure usar de criticidade e traga para o momento que estamos vivendo.

Respostas

respondido por: laurafres20
1

Resposta:

Aqui esta, abaixo, o texto:

Explicação:

A alegoria explica a dificuldade de saber o que é real. A caverna é uma realidade em constante mudança para um indivíduo, mas é uma ilusão constante que aqueles que olham para a parede coberta de sombras consideram real. Mesmo que sejam aqueles segurando as estátuas que controlam sua realidade, é a ilusão de controle.

Uma perspectiva potencial é ver os motores das estátuas como aqueles que estão na sociedade plantando as sementes das ideias em sua realidade, mesmo quando nem sempre são baseadas em fatos. As estátuas têm um falso senso de autoridade! A estreita perspectiva de vida da caverna permite está limitando os detentores das estátuas, eles também não querem enfrentar a verdadeira natureza de sua existência.

Mas pode-se pensar que obteríamos a realidade real quando sairmos da caverna, mas vemos que o mundo é ainda mais vasto do que pensávamos. Embora estejamos obtendo mais da verdadeira realidade, devemos nos sentir humilhados pelo fato de que a expansão do desconhecido também aumentou muito. Considere como, quanto mais aprendemos sobre o espaço e nosso cosmos, menos sentimos que sabemos.

Sócrates, o famoso filósofo grego, passou sua vida questionando as crenças de seus concidadãos. Ele estava motivado para fazer isso na busca de conhecer a si mesmo e sentiu que o melhor método para conseguir isso era através do diálogo com os outros; muitos dos quais eram considerados respeitados na sociedade.

Sócrates era como um prisioneiro que percebe que as sombras na parede da caverna não são a verdadeira realidade! Ele queria encontrar algo mais permitindo a dúvida sobre si mesmo e tornando a curiosidade fundamental para seu sistema de crenças. Ele é alguém que foge e vê a luz! Onde ele então decide voltar e tomar esse novo senso de realidade humilhante como motivação para questionar as crenças dos outros - aqueles que ainda acreditam que as sombras na parede são a verdadeira realidade.

O que acontece quando questionamos a realidade das pessoas?

Bem, não gostamos de estar errados! Quer se trate de política, vacinas, mudança climática e uma infinidade de outras questões divisivas, aqueles do lado “errado” não querem ver o erro em seus caminhos.

Não nos permitimos começar do ponto de vista de querer estar certo; partimos do princípio de não querer estar errados.

No caso de Sócrates, a sociedade o matou por isso. Foi doloroso para seus concidadãos ver a verdade, mas em vez de enfrentá-la, eles o condenaram à morte.

Perguntas similares