• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mfruiz85
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia os excertos a seguir:

“Além da mudança ao longo do tempo, os gêneros também podem apresentar variações num mesmo momento histórico: uma campanha publicitária, de um mesmo produto, apresenta anúncios com feições um pouco diferentes, a depender do público-alvo (mulher, criança, adolescente, etc.) e do suporte (outdoor, revista semanal, jornal diário, cartaz, etc.), por exemplo. É por isso que se afirma serem os gêneros dotados de uma plasticidade determinada pelas situações interativas sócio-históricas. Logo, o trato dos gêneros diz respeito ao trato da língua em seu cotidiano nas mais diversas formas (MILLER, 1984). Como destaca Bronckart (1999:103), “a apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas”. É a partir deles que nos inserimos como falantes numa sociedade. Os gêneros, então, são entidades empíricas em situações comunicativas em que predominam os aspectos relativos a funções, propósitos, ações e conteúdos.” (MENDONÇA, 2007, p.30)

“Schneuwly e Dolz (1999, p. 7) afirmam que os gêneros textuais funcionam como “um modelo comum, como uma representação integrante que determina um horizonte de expectativa para os membros de uma comunidade confrontados às mesmas práticas de linguagem”, ou seja, como os textos que circulam na sociedade têm semelhanças entre si e são adotados em situações cujas finalidades são também semelhantes, então os indivíduos, ao participarem das situações de interação, começam, mesmo que nem sempre de forma consciente, a aprender sobre as características dos textos que são produzidos naquelas situações. Todorov (1980, p. 49), a esse respeito, diz que os gêneros textuais funcionam como “horizontes de expectativa” para os leitores e “modelos de escrita” para os que escrevem textos, ou seja, quando temos necessidade de ler um texto para atingir determinado objetivo, buscamos exemplares de gêneros textuais que atendem a essa finalidade. Por exemplo, se queremos fazer um bolo, procuramos uma receita culinária, que é o gênero mais comum nesse tipo de situação e, por termos participado de outras situações em que nos deparamos com receitas culinárias, sabemos como ela se organiza e os tipos de informações que encontraremos lá. (LEAL, BRANDÃO, 2007, p.15)

A partir dos fragmentos observados, analise as afirmações a seguir:

I. Os gêneros textuais funcionam como ferramentas comunicativas fundamentais para o desempenho dos sujeitos nas interações sociais.
II. Os textos que circulam na sociedade apresentam características similares que ao longo do tempo, vão construindo modelos comunicativos nas relações entre sujeitos delimitando certos ‘horizontes de expectativa’ que norteiam tanto a produção quando a leitura/escuta de textos.
III. A leitura e a produção de textos implica, sempre, uma finalidade social: os sujeitos buscam os gêneros mais adequados para resolverem questões relacionadas às diferentes questões da vida cotidiana.

É correto o que se afirma em:

a.
III somente

b.
II e III somente

c.
I, II, III

d.
I e III somente

e.
I e II somente

Respostas

respondido por: kauanamoura8
16

Resposta:

c.  

I, II, III

Explicação:

estudo e interpretação


erikaolliver80: Letra C- I,II,III
respondido por: dirodor
2

Resposta:

Resposta certa:   e. I, II, III

Explicação:

Cuidado pois a alternativa as vezes muda.

Perguntas similares