8) Quantas ligações peptídicas existem em uma sequência de 180 códons e
anti-códons e quantos nucleotideos existem nesta mesma sequência?
9)explique a figura abaixo:
Respostas
Resposta:
Questão 8: 59 ligações peptídicas e 540 nucleotídeos.
Questão 9: A figura representa a etapa prófase da mitose.
Explicação:
Questão 8
Os aminoácidos são codificados por uma trinca de nucleotídeos chamada de códon e são formados pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G). Essas quatro bases podem formar 64 tipos de códons diferentes. Portanto, uma sequência de 180 códons podem formar um total de 60 aminoácidos (180/3 = 60).
Além disso, baseado que cada códon é composto por três nucleotídeos, uma sequência de 180 códons contém 540 nucleotídeos (180 x 3).
Ligações peptídicas são interações químicas entre um grupo carboxila de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido. A interação de vários aminoácidos forma uma macromolécula proteica chamada de polipeptídeo ou cadeia polipeptídica. A quantidade de ligações peptídicas em uma cadeia é igual ao número de aminoácidos presentes na estrutura menos 1 da seguinte forma:
N° de ligações peptídicas = N° de aminoácidos - 1
Portanto, em uma sequência de 180 códons o número de ligações peptídicas será:
N° de ligações peptídicas = 60 aminoácidos - 1
N° de ligações peptídicas = 59.
Questão 9
Mitose é o processo de divisão celular que resulta em duas células-filhas sendo cada uma com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. A mitose apresenta quatro fases: prófase, metáfase, telófase e anáfase. Na prófase ocorre duplicação de cromossomos, produção de organelas e aumento da célula. Nessa fase é iniciada a formação do fuso mitótico e os centrossomos se afastam.
Portanto, a figura representa a etapa prófase da mitose.