Respostas
Resposta: A solidariedade é um valor humano universal, que está presente em todas as culturas. Inclusive, a ONU, Organização das Nações Unidas, instituiu na Assembleia Geral de 2005 o Dia Internacional da Solidariedade Humana, que é comemorado em 20 de dezembro. Trata-se de uma qualidade que está relacionada à bondade, à empatia e ao amor. Ser solidário é se sensibilizar com a dor de outro e estender a mão para ajudá-lo de alguma maneira.
O Papa João Paulo II afirmou que solidariedade não é um sentimento vago de compaixão pelos infortúnios das outras pessoas e sim uma determinação firme e perseverante de se comprometer com o bem comum. Nesse sentido, ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve realmente abraçar as causas e se tornar parte delas.
MAIS SOBRE : Como é possível ser solidário?
Para ser solidário não é preciso muito: as vezes ao nosso redor podemos realizar várias atitudes solidárias, que serão muito úteis a nossa própria sociedade. Quando ações bonitas são realizadas, certamente será possível viver numa sociedade muito mais humana.
Por que é preciso ser solidário com a sua comunidade?
A solidariedade também é um sentimento que deve estar presente nas nossas relações mais próximas, como as amizades e os relacionamentos entre familiares. Afinal, é preciso ser solidário com a sua comunidade antes de ser com o resto do mundo, não é mesmo?
ESPERO TER AJUDADO!