Para Simielli (2004), é preciso educar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a visão cartográfica, para isso é necessário aproveitar o interesse natural deles pelas imagens.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.) A geografia na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
Sobre o assunto, analise as afirmações:
I. O mapa é uma redução proporcional da realidade. É a escala que estabelece quantas vezes o espaço real sofreu redução.
II. A maquete é um recurso didático que permite a visualização tridimensional de um espaço real, apresentando de forma clara a noção de espaço.
III. Para trabalhar com escalas o professor pode solicitar que os alunos tragam fotos e, em grupos, verifiquem as diferenças de tamanhos dessas fotos, assim como as das pessoas, paisagens, objetos etc.
IV. A cartografia, enquanto arte, apresenta elementos estéticos e necessita de distribuição de forma organizada dos seus elementos como, por exemplo, símbolos, traços, letras, legendas, margem, títulos e cores que devem estar em harmonia e de acordo com a sua especificação.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
Explicação:
Eu respondi a ll, lll e lV, alternativa 4.
respondido por:
38
Os mapas são complexos, possuindo uma exatidão infinitamente maior em relação ao passado, principalmente quando aliado as novas tecnologias que surgem a todo momento ao nosso favor. A partir dessa base, apenas II, III e IV estão corretas.
O projeto da maquete não deve ser visto apenas como um item burocrático no trabalho , pois ele deve reunir propostas de ação concreta a executa-as durante um determinado período de tempo.
Deste modo, os mapas possuem caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/2609410
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás