8- Escreva o que os romanos desenvolveram para resolver os problemas de acesso à água corrente da cidade?
Respostas
Resposta:
Quase todas as civilizações da antiguidade construíram seus aquedutos, mas foi com os romanos que houve um grande desenvolvimento dos aquedutos. ... Roma nos deixou volumosas estruturas que tinham a função de conduzir a água pelas cidades
Explicação:
Resposta:
Os romanos construíram vários aquedutos para levar água de fontes muitas vezes distantes de suas cidades e vilas, fornecendo banhos públicos, latrinas, chafarizes e residências privadas. Os aquedutos também forneciam água para operações de mineração, trituração, agricultura e jardinagem.
Os múltiplos arcos do Pont du Gard na Gália Romana (atual sul da França).
Os aquedutos moviam a água apenas com a gravidade, ao longo de uma ligeira inclinação para baixo dentro de canais de pedra, tijolo ou concreto. A maioria dos canais eram enterrados sob a terra e seguiam os contornos do terreno. Onde vales ou planícies interveio, os canais passavam por pontes ou o seu conteúdo era alimentado por canos de alta pressão feitos de chumbo ou pedra e desviados transversalmente. A maioria dos sistemas de aquedutos incluíam tanques de sedimentação, o que ajudava a reduzir quaisquer detritos na água. As comportas e aquae castella (tanques de distribuição) regulavam a oferta para determinados destinos. O escoamento de água de aquedutos também lavavam as fossas e o esgoto.
Explicação:
poderá resumir se não quiser fazer todo