1. A Idade Média foi um período igual em todo o tempo e em todo o lugar? Explique.
2. De acordo com o texto, como era a política feudal?
3. Compare as características da economia feudal com o dia de hoje. Note que há mais diferenças que semelhanças
.
4. Por que se fazia rodízio de terras no sistema feudal? De onde veio esse costume?
5. Explique o sistema de suserania e vassalagem.
6. De que maneira era possível conseguir terras no feudalismo?
7. Quais eram as principais obrigações dos servos, listadas no texto?
8. De que forma a Igreja Cristã se tornou poderosa durante a Idade Média?
9. Como a Igreja exercia o poder no período medieval?
Respostas
Resposta:
1)A Idade Média é caracterizada pelo Império Franco, o Feudalismo, o poder da Igreja Católica.
2)No feudalismo a Europa não era dividida em países. O território outrora dominado pelos romanos fragmentou-se em vários feudos (uma espécie de fazenda muito grande). Cada feudo tinha um senhor, era o senhor feudal, que fazia parte de uma classe social chamada nobreza. Os nobres poderiam ser reis, duques, condes, viscondes, barões etc.
3)A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Hoje em dia,nos pagamos como dinheiro.
4)Já o rodízio de terras, as leis baseadas nos costumes e a sociedade estamental, é uma herança dos povos bárbaros, que também tinham o costume de praticar a agricultura. Dessa mistura, então, temos o feudalismo.
5)Vassalagem e suserania formavam um sistema sócioeconômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.
6)As terras no período do feudalismo podiam ser adquiridas de três formas: pela concessão do rei ou de um grande senhor feudal, através de guerras, ou do casamento.
7)Quem nascesse nobre sempre seria nobre e quem nascesse servo, como servo morreria.
Já na economia feudal, o comércio era muito pequeno baseado em trocas diretas, o que significa que não havia dinheiro, era produto sendo trocado por produto. (acho q é isso)
8)Muito senhor feudal no fim de uma vida pecaminosa, doava suas terras à Igreja como uma forma de absolvição dos pecados e garantia de ir para o Céu. Quando um senhor feudal conquistava pela guerra um feudo, doava parte das terras à Igreja como forma de gratidão.
9)Igreja esqueceu-se de sua função humanitária e passou a exercer o poder.
Espero ter ajudado! : )
(Se puder colocar melhor resposta agradeço)