1. O que é Estado Laico?
2. Que sinônimo de Estado Laico é dado no texto?
3. Qual é o princípio do Estado laico?
4. O que é defendido pelo Estado laico?
5. O que é laicismo?
6. Que acontecimento Histórico mais contribuiu para a expansão do laicismo?
7. Qual é a importância do laicismo?
8. Por que o Brasil é um Estado Laico?
9. O que está escrito artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) em relação ao Estado Laico?
10. Qual é o contrário de Estado Laico?
11. O que é Estado Teocrático?
12. Que exemplos de Estados Teocráticos (Religião exerce controle) são dados no texto?
13. O que é Estado Confessional?
14. Qual é a diferença entre Estado teocrático e Estado confessional?
por favor me ajudem
Respostas
1- É aquele que não tem uma posição religiosa, que não tem religião oficial.
2-Estado secular.
3- Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais.
4- Um Estado laico não pode adotar uma religião oficial, ou preterir ou privilegiar crenças, e deve garantir a liberdade para que todos cultuem ou não sua crença em divindades. Defensor da liberdade individual acima de tudo, o filósofo forneceu bases para o pensamento iluminista e para o republicanismo.
5- O laicismo é uma doutrina que defende que a religião não deve ter influência nos assuntos de Estado.
6- Brasil. No Brasil, com a proclamação do regime republicano em 1889, uma nova constituição foi promulgada em 1891, rompendo os laços entre a Igreja e o Estado. Ideólogos republicanos, como Benjamin Constant e Rui Barbosa, foram influenciados pela laicidade da maçonaria francesa.
7- A importância do Estado laico centra-se no fato de que a liberdade religiosa é um direito humano fundamental, o qual que deve ser garantido. Somente um Estado laico pode resguardar o respeito e a igualdade entre toda e qualquer religião, sem privilegiar algumas ou depreciar outras.
8- O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.
9- 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
10- O Estado teocrático ou teocracia é o contrário de um estado secular, ou seja, é um estado onde há uma única religião oficial, como é o caso do Vaticano (Igreja Católica) e do Irã (República Islâmica).
11- É um estado onde hà uma única religião oficial.
12- Artigo 5 República islâmica e a definição das ações.
13- O Estado confessional é aquele que adota oficialmente uma ou mais religiões. Existe influência religiosa nas decisões do Estado, mas o poder secular predomina. São exemplos de Estados confessionais: Reino Unido: a Inglaterra, maior nação do país, adota o cristianismo anglicano como religião oficial.
14- Um Estado confessional é aquele no qual há uma religião, por vezes também citada como religião de Estado, oficialmente reconhecida pelo Estado, o que não deve ser confundido com uma teocracia. Estados que não possuem religião oficial são denominados Estados laicos.